Você sabia?

A notícia de hoje se relaciona com as reclamações feitas pelos(as) moradores do Horto Florestal, devido a localidade ter feito parte da poligonal de medidas restritivas do bairro de Brotas contra o COVID-19, nas últimas semanas do mês de maio, conforme reportagem veiculada no Metro1
 
Até 2017 Salvador não contava com divisão oficial de bairros, para tanto, os Correios, as Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde e Educação, por exemplo, usavam metodologias distintas para reconhecer essas áreas na cidade. Só que em 20 de setembro de 2007, foi aprovada a Lei Municipal Ordinária nº 9.278, que oficialmente delimita os bairros de Salvador. 
 
Embora para alguns pesquisadores e estudiosos essa lei traga controvérsias e até retrocessos, ela foi elaborada tendo como principal referência o livro “O caminho das águas em Salvador: bacias hidrográficas, bairros e bacias”.
 
Entre os retrocessos, podemos destacar o caso do 2 de Julho, que atualmente faz parte do bairro Centro. Mas, há notícias de que a Lei em vigor vem passando por adaptações a fim de reconhecer outras localidades como bairro, casos do 2 de Julho e mesmo do Horto florestal, que atualmente oficialmente faz parte do bairro de Brotas.