Links
Mapa criado pela Secretaria Municipal de Saúde de Salvador no qual é possível localizar, na escala do bairro, os locais de atendimento ofertados pela rede SUS como: Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Básica de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Multicentros, Pronto Atendimento Psiquiátrico (PAP), Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), Unidades de Atendimentos Odontológicos (UAO), Pronto Atendimento (PA), Serviços de Assistência Especializadas (SAE), Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), Centros de Saúde Mental (CSM) e Serviços de Residências Terapêuticas (SRT). Além da localização o mapa traz informações quanto as formas e horários de atendimento e contato destas unidades.
É um blog que possui dicas e notícias sobre segurança e criminalidade, no qual você pode acompanhar as estatísticas de ações criminosas (assaltos e furtos) próximas à sua casa, trabalho, faculdade, etc. Alimentado com informações fornecidas pela própria população, de acordo com essas situações por ela vivenciada. Portanto, consideramos como uma ferramenta de utilidade pública, onde você pode obter dados e localização sobre essas ações criminosas, assim pode te ajudar a se prevenir bem como aos órgãos responsáveis a ter estatísticas extraoficiais que podem auxiliar na elaboração de políticas públicas de combate ao crime. Salvador está entre as cidades mais acessadas, assim como Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre. A ferramenta também está disponível em formato de aplicativo para celulares.
Mapa desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Salvador para localizar nos bairros sugestões de experiências que você pode conhecer, de acordo com os temas: gastronomia, música, sol e mar, história e cultura, esportes naúticos e roteiros. No site você também encontra informações sobre a história de Salvador, principais pontos turísticos, artigos e agenda sobre as festas na capital durante todo o ano. No período do carnaval o site traz ainda a programação da festa por bairro, por exemplo, em 2019 foram apresentadas a programação de dez bairros, três ilhas e sete circuitos com a descrição dos horários e atrações a se apresentarem nos palcos e como chegar nos circuitos das festas.
Aplicativo desenvolvido para mostrar em tempo real os trajetos de ônibus e metrô. No app é possível identificar melhores rotas, todos os horários previstos de uma linha, encontrar ônibus que te levem a um determinado local, etc. O aplicativo é de uso gratuito.
O mapa fica situado dentro do site da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador). No site é possível encontrar diversas informações sobre a Transalvador, como organograma, regimento, campanhas educativas, etc. Já na aba “Cidadão”, entre outras coisas, você pode ter acesso as ruas que possuem ciclovia na cidade e ao mapa da Zona Azul. A Zona Azul é composta por vagas de estacionamento regulamentadas e pagas, localizadas nas vias e logradouros públicos, disponíveis para os usuários mediante ativação de cartões digitais e por meio de aplicativos de celular e pontos de venda. Os aplicativos são indicados pelo próprio site da Transalvador. No site existe ainda a aba de “Imprensa”, onde você pode se informar sobre as mais recentes notícias que envolvem o trânsito da capital. Na aba de “Fiscalização” chama a atenção o mapa que mostra os equipamentos eletrônicos espalhados pela cidade. Em “Transparência” você pode acessar a estatística de acidentes por logradouro, dentre outras funcionalidades.
Foi criado em 2012, como um programa extensionista, tendo se tornado com o passar do tempo, um programa que congrega ações de pesquisa e extensão e que tem sede localizada na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O site é um dos produtos deste programa extensionista e nele é possível você se informar sobre os tipos de atendimentos oferecidos pelo programa e os seus respectivos funcionamentos, como por exemplo a Câmara Modelo, que tem como objetivo mediar conflitos das seguintes categorias: familiar, vizinhança, escolar, ambiental e empresarial. O atendimento é gratuito, feito por professores da Faculdade de Direito da UFBA, profissionais de outras Instituições de Ensino Superior, além de alunos bolsistas e voluntários capacitados com formação em mediação. No site há ainda as categorias de mediação escolar, mediação comunitária, mediação familiar, mediação universitária e mediação nos bairros, sendo que em cada uma delas está disponível uma aba de fale conosco para que você possa solicitar atendimento, tirar dúvidas etc.
Segundo a Prefeitura Municipal de Salvador, o programa tem como finalidade: receber, encaminhar e acompanhar denúncias, reclamações, elogios e sugestões dos cidadãos relativas à prestação de serviços públicos em geral. É uma nova ferramenta proposta pela Prefeitura com o conceito de estabelecer um relacionamento direto entre ela e a comunidade, a partir da melhoria dos serviços de relacionamento (gestão pública e cidadão), a capacidade de aumentar a transparência e eficiência dos serviços prestados.
O Mapa da Cultura é um espaço para integrar e dar visibilidade aos projetos, artistas, espaços, eventos culturais e seus produtores na escala do bairro. Ele é a principal base de informações e indicadores do Ministério da Cultura, se constituindo o pilar principal do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). O site agrega os dados do Museus BR, Mapa das Bibliotecas e Rede Cultura Viva, que possuem plataformas próprias, mas que tem as informações integradas pelo Mapa da Cultura. O Mapa da Cultura foi desenvolvido pelo Instituto TIM em parceria com o Ministério da Cultura, a partir de outubro de 2015.
Site criado pela Prefeitura Municipal de Salvador através do qual é possível acessar as unidades de ensino municipais de cada bairro e saber quais os serviços e equipamentos oferecidos por cada escola, faixa etária que atende, grau de ensino, quantidade de professores e de vagas ofertadas. É possível ainda, você se informar sobre o corpo administrativo de cada unidade de ensino e entrar em contato através dos dados da instituição oferecidos pelo site.
O grupo de pesquisa EtniCidades - Grupo de Estudos Éticos e Raciais em Arquitetura, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia - pautado numa iniciativa do Dicionário de Favelas Marielle Franco, criou um espaço para registro das iniciativas de comunidades da cidade de Salvador no combate e prevenção ao Covid-19. O objetivo deste canal é contribuir para articulação dessas localidades e a construção de redes de cooperação e solidariedade em Salvador. Assim sendo, estão sendo mapeadas as iniciativas comunitárias de prevenção e combate ao coronavírus, bem como registradas as dificuldades enfrentadas pelos moradores dos bairros populares no contexto de pandemia. Consideramos, portanto, como uma ferramenta de utilidade pública, já que pode auxiliar à sociedade e aos órgãos responsáveis à acessar mapeamentos sobre as ações e campanhas comunitárias, denúncias de dificuldades, serviços públicos de combate e prevenção ao Covid-19, bem como ação da UFBA e os programas e resoluções para o enfrentamento ao coronavírus em Salvador.