O observaINFORMA de hoje, é sobre a tentativa de remoção de cerca de 40 famílias que residem na área próxima a estação da Lapa, nas proximidades do centro de Salvador. A proposta de remoção é da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), que pretende conceder a área a uma empresa privada que irá construir o estacionamento de um futuro empreendimento localizado na área.
Essa comunidade no Tororó, é classificada como uma ZEIS - Zona especial de Interesse Social, mecanismo urbano já consagrado na cidade, e que inclusive é demarcado e regularizado pelo Plano Diretor do Município. Sendo assim, um objeto de políticas públicas para moradias de interesse social e implantação de infraestrutura.
Vale salientar também, que a comunidade não obteve nenhum acesso ao projeto proposto pela PMS, que vem constantemente violando o direito à moradia desses moradores. Outro fator negativo que merece destaque, é que toda essa tramitação e possível remoção de famílias, ocorre em um contexto de crise sanitária provocada pela pandemia do covid-19, expondo ainda mais essas famílias ao contágio pelo vírus.
Sindicatos, Associações de Moradores, Comunidade Acadêmica e entidades sem fins lucrativos que congregam um conjunto de profissionais, professores, pesquisadores especializados no campo da arquitetura e do urbanismo e sociedade em geral, se mobilizam e se posicionam contra essa medida imposta pela PMS.