Novidade: indicação de leitura

No último dia 2 de junho de 2020, motivados(as) pelas discussões que ganharam notoriedade em torno do "vidas pretas importam" devido ao assassinato de George Floyd, cidadão negro de 46 anos, morto sob custódia por um policial branco na cidade de Minneapolis, no noroeste dos EUA, o que desencandeou uma onda de prostetos naquele país e nas redes sociais, a equipe do obserSSA se posicionou em sua conta do Instagram, a favor do "vidas pretas importam". 
 
A equipe assumiu esse posicionamento por entender que está num momento atípico, no qual o posicionamento pode vir atrelado a muitos significados, mas o de dar visibilidade às questões há muito consideradas invisíveis, apagadas ou silenciadas, pareceu não apenas urgente, como necessário. 
 
Isso porque entendem que só quem já passou por situações nas quais a cor da pele influenciou em sua vida pode falar e saber o que é ser preto(a).
 
Por isso, e preocupados(as) em estarmos sempre conectados(as) com as discussões mais relevantes e atuais de nosso contexto, a equipe do observaSSA se posicionou afirmando que sim, vidas pretas importam.
 
Salvador que conta com sua população majoritariamente, 79,5%, autodeclarada negra (soma de pretxs - 27,8% e pardxs 51,7%), é um território negro, cujas disputas para visibilizá-lxs não devem "passar batidas". 
 
Assim, além de se posicionarem a favor da blackoutuesday, aproveitaram para recomendar uma leitura atual e necessária "Quarto de despejo: diário de uma favelada", de Carolina Maria de Jesus. Uma mulher preta, catadora de papel, chefe de família e que sobrevivendo em uma favela, traz sua rotina de luta cotidiana num relato desconfortante, feito de retalhos do que é seu dia-a-dia, mas que convida todos nós à uma reflexão.
 
 
 
 
 
 
Para mais informações sobre o romance, indicaram ainda o podcast realizado pelo grupo de pesquisa Corpo, Discurso e Território.
 
 
E a partir daí a equipe decidiu que irá fazer sempre uma recomedação seja de literatura, de filme, de série, de vídeo, de podcast com vistas a contribuir neste processo de formação de consciência crítica tão necessário nos dias de hoje.