Texto de Analu Garcia
Publicado em 18 de janeiro de 2022
Gostariamos de saber se vocês conhecem o Coletivo Água da Fonte, do bairro de Alto de Coutos, na região do Subúrbio Ferroviário?
O Coletivo surgiu no ano de 2018 com o objetivo de fomentar a cultura local a partir da ressignificação da identidade e da história comunitária da comunidade, com diversas ações educacionais, artísticas e culturais. O nome Águas da Fonte faz referência às fontes de água potável existentes no bairro, das quais 95% delas carregam uma história ligada ao protagonismo feminino, ao levarem nomes das mulheres dessa comunidade que carregavam as “águas de beber” e de “gasto”, usadas para consumo e para uso doméstico.
As ações que vão desde Rodas de Conversas Temáticas, em parceria com a Escola Municipal de Alto de Coutos, até a Batalha da Fonte, o Sarau da Fonte, Oficinas de Teatro, e o projeto “Memórias da Fonte”, tem por objetivo o protagonismo dos atores sociais do bairro, buscando unir o conhecimento e o reconhecimento da memória coletiva do bairro, bem como de projetos que fomentem ações de valorização da cultura local.
O projeto central do coletivo é o “Memórias da Fonte”, o qual consiste em uma pesquisa e mapeamento sobre as memórias comunitárias a respeito do surgimento, importância e manutenção das fontes. O coletivo também se utiliza de processos educativos para sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação das fontes, especialmente por ainda serem necessárias por parte do consumo de água potável na comunidade.
Além dos processos de pesquisa sobre as fontes e de projetos e ações artístico-culturais, o coletivo também organiza coletâneas com a Vozes Poéticas da comunidade e tem projeto de construção de um livro a respeito das fontes.
Além da atuação local no bairro, o @cafcoutos também se articula com outros coletivos do Subúrbio Ferroviário a fim de promover engajamento político da comunidade em uma escala maior, de forma a construir redes de apoio que fortaleçam as demandas desses territórios frente ao poder público nas disputas pelo direito à cidade.
Cláudio de Aguiar é co-fundador e coordenador do projeto, nascido e criado no Bairro de Alto de Coutos, é pedagogo e mestrando em Enfermagem e Saúde - PPGENF - UFBA.
Para saber mais sobre o coletivo, acesse a rede social @cafcoutos.
REFERÊNCIAS
Coletivo Águas da Fonte. Disponível em: <https://www.instagram.com/cafcoutos/>. Acesso em: 17 jan. 2022.
urbBA[21] | Seminário Urbanismo na Bahia - Mesa Redonda: Cuidado como Formação. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=D3cVWjKrI5w>. Acesso em: 17 jan. 2022.