O observaindica de hoje é o documentário e podcast MOJUBÁ.
Apesar de terem o mesmo título e tratarem de temáticas semelhantes, os dois produtos foram/são realizados por canais diferentes.
O documentário é uma parceiria entre a Petrobras, a Secretária Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), o Ministério da Educação (MEC), a Fundação Cultural Palmares, CIDAM, TV Globo e foi exibido pela @tvfutura. É dividido em sete episódios, que copõem a sérieA cor da cultura, cada um com 30 minutos de duração e tem como temática as religiões de matriz africana. Mojubá mostra como as práticas do Candomblé/ Umbanda variam nas regiões brasileiras e revela de que forma a sociedade incorporou elementos dessa religião.
O podcast de mesmo nome e que aborda a mesma temática acontece aos sábados ao vivo no canal da rádio Metrópole (101.3 FM) e depois fica disponível no formato de podcast nos diversos aplicativos de áudio. Ao lado de especialistas, a apresentadora @cristielefranca, que é Ekdji, discute o contexto histórico e explica aspectos da gastronomia, vestimentas, práticas religiosas e significados de elementos – frutos sagrados usados nos rituais, importância de ervas e folhas, jogo de búzios.
Para acessar o documentário da TV Futura clique aqui
Para acessar o podcasta clique aqui.