observaSSA EXPLICA: diferença entre zona rural e urbana

A discussão de urbano e rural é muito ampla e remonta ao século XVIII com a Revolução Industrial. Todavia, no âmbito do planejamento urbano-regional, por conseguinte de seu zoneamento, quando se fala em zona urbana ou rural, refere-se a uma determinação política-administrativa, que mediante legislação específica, determina as áreas urbanas e rurais do território de um município. Assim, fica a cargo da legislação municipal, elaborada pelo poder Executivo e aprovada pelo poder Legislativo - Câmara dos Vereadores - o estabelecimento dos limites do que corresponde às zonas urbana e rural. 

Zona urbana são áreas municipais com elevado adensamento populacional e formação de habitações muito próximas. Enquanto, Zona Rural corresponde a um conjunto de atividades primárias (agricultura, pesca, etc), praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais. 

Embora componham áreas consideradas distintas, as inter-relações entre os espaços urbano e rural são bastante complexas. Por isso, muitas vezes é difícil separar ou compreender a especificidade de cada um desses conceitos.

Para esclarecê-los o observaSSA trouxe o primeiro Reels com a expectativa de ajudar um pouco nesse entendimento.