observaSSA indica: Cidade invisível

A indicação de hoje é a série brasileira "Cidade Invisível". Produzida pela Netflix, a trama faz um resgate das figuras do nosso folclore e o fator mistério que as envolve e usa o suspense e a trama policial como pretextos para revelar que há mais do que histórias infantis na nossa tradição oral folclórica. 

A desvalorização das tradições orais é o debate que permeia toda a trama e se faz presente na série até na caracterização das figuras do folclore. O Saci, a Cuca e companhia vivem às margens da sociedade carioca, escondidos(as), disfarçados(as) e travam uma guerra fria com inimigos(as) - reais e espirituais - que querem eliminá-los(as). 

Embora possa e deva se debater a forma como o resgate do folclore foi feito, sobretudo a escolha de ambientar a história no Rio de Janeiro e não nas regiões Norte e Nordeste do país - de onde a maioria dessas lendas surgiu - é inegável que a série da Netflix desponta com o mérito de ter colocado novamente na boca dos(as) brasileiros(as) nomes como Saci, Cuca e Iara. Nossa cultura, diversa como é, merece ser celebrada não só como histórias infantis, mas pela sua riqueza e fantasia.