Indicação da semana: "Olhos que condenam", assista!

Acompanhando nossa última postagem sobre indicação de leitura e buscando seguir na perspectiva de incentivar o acesso ou busca de informações que nos permitam enxergar qual é nosso lugar de fala, a equipe do observaSSA, após alguns debates, resolveu fazer indicações diversas.
 
Começamos na semana passada com a recomendação de uma literatura e um podcast que achamos não apenas necessários, mas essenciais para a população de uma cidade majoritariamente negra. O livro indicado foi de Carolina Maria de Jesus e trata de uma vida que é de luta diária pela sobrevivência. E o podcast produzido pela profa. @Gabriela Leandro (Gaia), coordenadora do grupo de estudos @Corpo.Discurso.Território, que traz análises desta leitura na perspectiva entrelaçada de qual o lugar os corpos negr@s ocupam no território da cidade.
 
Hoje ainda nesta perspectiva das questões raciais na cidade, vamos de minissérie e indicamos uma com apenas quatro episódios, que trata de maneira muito dolorosa o quanto o negro é para muitos apenas o fenótipo ou a manifestação visível da cor da pele preta ou suas variações - marrom, chocolate, caramelo. 
 
A série não poderia ter outro nome: "Olhos que condenam". Uma produção da Netflix, baseada em fatos reais, que faz um relato dramático de como cinco adolescentes negros foram presos, condenados e sentenciados injustamente.  
 
 
É uma série densa e rápida que examina não apenas os efeitos do racismo sistêmico, mas os efeitos de todos os tipos de privação de direitos.
 
Vale apena ver...