observaSSA

Se está procurando conhecer um pouco mais sobre seu bairro, você veio ao lugar certo. A plataforma online Observatório de Bairros Salvador (observaSSA) se propõe a apresentar um breve histórico sobre o bairro, democratizar e facilitar o acesso aos dados socioeconômicos, eventos culturais, informações acerca de planos e projetos que estão previstos ou foram concluídos na escala do bairro, em Salvador. Essas informações podem servir de insumo para pesquisas e auxiliar na compreensão das relações sociais, econômicas, políticas e territoriais.

O observaSSA é também um espaço construído para o diálogo, reflexão, análise e troca de experiências entre as pessoas que produzem a cidade. Assim, pretende se estabelecer como uma plataforma de pesquisa e um canal de aproximação com a população, que pode contribuir enviando fotos e compartilhando informações sobre o bairro onde mora.

O projeto que permitiu as primeiras discussões desta plataforma começou a ser pensando em 2016 e estava intitulado “Bairros na metrópole: uma escala de política, de direitos e de experiências”. Ligados a ele existiam ações de caráter extensionista, de ensino e pesquisa, e entre elas estava a produção de uma plataforma online que reunisse dados e indicadores sobre temas relevantes na escala do bairro.

Idealizado e, inicialmente, coordenado pela Profa. Dra. Ana Fernandes, que é também líder do grupo de pesquisa Lugar Comum, o projeto começou a ser desenvolvido com a participação de dois professores desse grupo, um bolsista de pós-doutorado ligado ao Programa Nacional de Pós-Doutorado / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD / CAPES) e outros dois de iniciação científica do programa Permanecer, que integra à Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil / Universidade Federal da Bahia (PROAE / UFBA).

Atualmente, a plataforma vem sendo concretizada sob a coordenação da profa. Dra. Mayara Araújo, com a participação de um estudante de iniciação científica contemplado pelo programa Permanecer – PROAE, além da bolsa estágio ofertada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN), o apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) ligados à UFBA e a participação de graduandos voluntários.

Portanto, o observaSSA é produto de pesquisas e contribuições de professores e estudantes que integram o grupo de pesquisa Lugar Comum – que está ligado ao Programa de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) e sediado na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA) – e da participação da população.