Texto de Isabella Illana
Publicado em 26 de novembro de 2021
Em razão de ter recebido, em 2015, o título de “Cidade da Música”, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), recentemente foi inaugurado em Salvador, o Museu da Música, um ambiente de entretenimento musical, localizado em um casarão construído em 1851 e situado na Praça Visconde de Cayru, no bairro do Comércio. Por se constituir um edifício tombado pelo patrimônio histórico, sua reforma foi pautada em regras para a execução.
Então, se você é uma pessoa fascinada por música, irá adorar o local, pois é um ambiente composto de mais de 750 horas de conteúdo audiovisual, distribuídas entre o térreo e outros três pavimentos, cujo detalhamento a seguir vai animá-lo a conhecê-lo. O térreo tem um guarda-volumes, biblioteca, uma midiateca e um café - para uma pausa do passeio. O primeiro pavimento tem a temática “a Cidade de Salvador e sua Música", com a estação interativa “Os Bairros e suas Músicas” que descreve detalhes sobre os bairros de Salvador, e a instalação “Salvador, a cidade da Música”, onde é possível assistir depoimentos de artistas sobre a cidade.
Já o segundo pavimento à "História da Música na Bahia”, conta com depoimentos de artistas; com a sala “a Magia da Orquestra”, que nos ajuda a compreender o funcionamento da orquestra sinfônica da Bahia; a sala “a Nova Música da Bahia”, onde podemos conhecer sobre a música originada da periferia; e, a sala “Quem Faz a Música da Bahia”, local disponibilizado para os novos talentos e os nomes já famosos. Por fim, o terceiro pavimento “Entretenimento Educativos”, tem a “Karaokêteka”, onde é viável cantar uma música e receber o vídeo através do email; a sala “Rap Trap - Vandal de Verdade” que permite a realização de batalhas de rap e trap; “Cabines Interativas” em que é executável a mixagem, história da percussão, música e educação; a sala “Percussão" onde é disponibilizada aula show com um músico; e a última sala é “Zun Zun Zum”, na qual podemos testar nosso conhecimento sobre música.
Com essa descrição minuciosa, apostamos que se interessou em conhecer o Museu da Música e desfrutar do encantamento que só a música pode nos proporcionar. Mas, para isso é preciso fazer o agendamento antecipado através do site e o valor dos ingressos é R$20,00 - a inteira e R$10,00 - a meia. O funcionamento é de terça à domingo, das 10:00 às 18:00, com entrada até às 17:00.
REFERÊNCIAS:
G1 Bahia. Museu 'Cidade da Música na Bahia' será inaugurado em Salvador. Disponível em: <https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2021/09/23/museu-cidade-da-musica-na-bahia-sera-inaugurado-em-salvador.ghtml>. Acesso em: 24 nov. 2021.
Cidade da Música Salvador. Disponível em: <https://cidadedamusicadabahia.com.br/>. Acesso em: 24 nov. 2021.