Criação do Refúgio de Vida Silvestre Vale Encantado em Patamares: entenda o caso

Na última quinta-feira, 06 de maio de 2021, aconteceu uma audiência pública para debater a criação imediata de uma Unidade de Conservação e Proteção Integral, denominada de Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Vale Encantado. A unidade ficará no bairro de Patamares e fará parte do Sistema de Áreas de Valor Ambiental (SAVAM) do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Salvador.

Na audiência estiveram presentes o Ouvidor da Câmara dos Vereadores - Augusto Vasconcelos, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), a promotora do Ministério Público do Estado da Bahia - Ana Luzia , o Pr ofessor Pedro Rocha do Instituto de Biologia da UFBA e os coletivos @sosvaleencantado e @imaterra.ong.

Segundo o @sosvaleencantado, durante o encontro “foram expostos argumentos técnicos que embasam a criação do REVIS, baseado nos estudos para criação da Unidade de Conservação do Vale Encantado”.

O coletivo acrescentou ainda que a @sedurbahia foi questionada sobre a lentidão do andamento do processo. Os representantes da Secretaria responderam que o processo havia chegado a pouco tempo na pasta e que ainda não havia previsão para concluisão da análise.

Para finalizar, a promotora ressaltou a importância da REVIS e a expectativa de que a @prefsalvador efetive sua criação de forma extrajudicial, uma vez que todos os requisitos legais já foram cumpridos.