Conhecem o "Xibiu de Mainha" de Salvador?

Texto de Analu Garcia

Publicado em 14 de janeiro de 2022

 

 

“Já chupou Xibiu? Gostou do xibiu?”.  À música que fez sucesso na Bahia no final dos anos 1980 trazia o ritmo do merengue e fazia referência à bala Xibiu, com duplo sentido. O termo se tornou bastante popular no vocabulário baiano.

No bairro da Federação, em Salvador, há mais de 30 anos surgiu uma receita familiar bastante peculiar, por sua semelhança com o acarajé na aparência, mas seu sabor único, que ganhou o gosto do soteropolitano desde 2018, quando começou a percorrer a cidade em feiras de rua.

“Xibiu de Mainha é uma marca de salgados apimentados criado por Mainha, Maria Eunice, costureira, 62 anos que junto com sua filha Priscila, estudante de Arquitetura, 30 anos, inventaram uma forma de vender salgados, com bastante humor, diversão e exclusividade. Pessoas que adoram reunir amigos, que buscam praticidade, não perdem uma resenha e gostam de experimentar novos sabores vão amar Xibiu de Mainha!

A receita foi elaborada por minha mãe há mais de 30 anos, começando pelo sabor tradicional de camarão seco.

Em 2018, tivemos a oportunidade de participar de uma feira de rua, chamada de Rua Livre, no Santo Antônio Além do Carmo. Lá nos certificamos que o produto tinha uma boa aceitação do público e que se destacava pelo nome e sabor.

Hoje trabalhamos por encomendas, estamos nas plataformas de delivery e retomando aos poucos as feiras e eventos.” (Priscila Monique).

Saiba mais nas redes sociais do @xibiudemainha, ou pelo Whatsapp: (71) 99235-5218.

________________

E você, já conhece um pouco o bairro da Federação, onde moram as empreendedoras Maria Eunice e Priscila? Os dados organizados pelo Observatório de Bairros de Salvador apontam que:

“De acordo com os dados dos infográficos presentes neste site, em 2010, o bairro Federação contava com uma população total de 36.362 habitantes, a maior parte se autodeclarou parda (47,99%) e preta (31,59%), do sexo feminino (54,02%) e se encontrava na faixa etária de 20 a 49 anos (54,35%). No que diz respeito aos domicílios, 3,03% dos responsáveis não eram alfabetizados, e apesar de 31,7% estar na faixa de 1 a 3 salários mínimos, a renda média dos responsáveis por domicílio no bairro era de R$2.276,00. Já com relação a infraestrutura ofertada, 99,63% dos domicílios contavam com coleta de lixo, 99,52% com abastecimento de água e 98,22% com esgotamento sanitário.”.

Para conhecer o histórico do bairro, acesse a aba do bairro da Federação.

 

 

REFERÊNCIAS

Observatório de Bairros de Salvador. Federação. Disponível em: <https://observatoriobairrossalvador.ufba.br/bairros/federacao>. Acesso em: 14 jan. 2022.

Xibiu de Mainha. Disponível em: <https://xibiudemainha.com.br/>. Acesso em 14 jan. 2022.