Acontece hoje, dia 25 de março de 2021, a partir das 9 horas, a Audiência Pública para debater a situação das famílias residentes na Rua Monsenhor Rubens Mesquita - no bairro do Tororó - que estão sob ameaça de despejo em ação por parte da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS).
É importante lembrar que de acordo com o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) a área em questão é uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) para a regularização fundiária. Mesmo assim, a ação da prefeitura pode deixar dezenas de famílias desabrigadas em plena a pandemia. A prefeitura tem interesse na localidade para realizar futuramente um empreendimento comercial pelo Consórcio Nova Lapa.
Diante da situação a Ouvidoria Pública está convidando a PMS, a empresa Consórcio Nova Lapa, a Associação de Moradores da Rua Monsenhor Rubens Mesquita, o Ministério Público do Estado da Bahia, o Instituto dos Arquitetos do Brasil/BA, Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico, SAJU/UFBA, Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, Lugar Comum FA-UFBA, Câmara Municipal de Salvador, Sindicado dos Arquitetos e Defensores Públicos que estão defendendo as famílias da comunidade.
A audiência irá acontecer pela plataforma meet e para mais informações sobre como acessar entre em contato com a página organizada pelos(as) moradores(as) da Rua Monsenhor Rubens Mesquita: @torororesiste.